Os Segredos da Comunicação para o Profissional Liberal

Até bem pouco tempo atrás, ter conhecimentos técnicos atualizados era suficiente para ser um profissional liberal bem sucedido. Bastava ter frequentado uma boa faculdade,  manter-se atualizado com cursos de pós-graduação e  preservar como um bem precioso, todas as informações técnicas adquiridas.  O prestigio era apenas uma questão de tempo, e dependia menos de aspectos pessoais do profissional.

Read more...
Franquia e a esperança

Franquias de corpo e alma - porque franquias vão continuar a existir ... ou não...

Franquias são a forma mais difundida de se expandir um conceito de negócios. Poucas foram e são muito bem sucedidas. Algumas vivem por aí.

Read more...
Profissional Liberal: um mutante

A tradicional figura do profissional liberal estaria em extinção? No caso afirmativo, que papéis, funções, condições de trabalho e status social estarão reservados para nós? E como assumir essas novas características? Que anéis ceder para não perder os dedos?

Read more...
Advocacia - Profissão Estressante

Quem trabalha na advocacia sabe como a profissão é estressante. Prazos fatais; montanha de processos e jurisprudência para serem lidos e estudados; filas para entrar e sair do fórum, pegar o elevador, retirar o processo ou pagar uma guia; e, o mais difícil na profissão, lidar com o cliente insatisfeito cobrando agilidade e rapidez na prestação do serviço. Entretanto, poucos são os advogados que percebem a dimensão exata de como sua saúde está sendo afetada pela profissão.

Read more...
O que é economia inteligente?

Em tempos difíceis, como o que vivemos, com o mercado saturado de profissionais e com o pequeno poder de negociação de dentistas frente ao cliente, fornecedores de materiais dentais e laboratórios de prótese (ZIMBRES, 2007), a economia passa a ser uma regra e não uma opção.

Read more...
Missão do Homem

A pretensa responsabilidade com que vamos encarando a nossa progressão neste sempre paradoxal caminho da vida leva-nos, através de um processo de “formatação” constante, que vem desde a infância, a atingir determinados patamares de dogmáticas convicções, ás quais nos agarramos freneticamente em nome da mais ou menos inconsciente necessidade de segurança e de resposta aos desafios que o dia a dia nos coloca.

Read more...
Contratação de autônomo

Uma situação muito comum no dia-a-dia de um empresário é a decorrente de sua necessidade em contratar um trabalhador autônomo. Mas em que situações essa contratação é possível, e acima de tudo, legal?

Read more...
27 de Maio dia do Profissiona Liberal

A pessoa que presta serviços como autônomo em sua área de trabalho é chamada de profissional liberal.

No caso, então, advogados, jornalistas, dentistas, arquitetos ou psicólogos são exemplos de profissionais que podem ser liberais.

Read more...
Vantagens e desvantagens de ser um profissional liberal

A vantagem número um de ser um profissional liberal é você não ficar preso às vagas do mercado de trabalho, podendo atuar na área que escolheu por conta própria.

Read more...
O que é melhor: ser autônomo ou empresa?

Depende. O enquadramento como autônomo ou como empresa envolve a forma pela qual você irá atuar.

Se você assumir os riscos do negócio sozinho, isto é, sem sócio, deverá se registrar como autônomo, desde que não exerça atividade econômica organizada (como é o caso do vendedor ambulante, pois atua sem estrutura física organizada - estabelecimento - para exercer suas atividades).

Read more...